quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sobre as técnicas “Low Poo” e “No Poo”

Se você é uma cacheada, muito provavelmente já ouviu falar das técnicas de Low Poo e No Poo. Mas se você nunca ouviu falar, não se preocupe! 

Nesse post vamos explicar direitinho do que se trata, como tudo isso começou e como aderir às técnicas.



No que se baseia o Low Poo e o No Poo?
Uma coisa é fato: sempre que compramos produtos para nossos cabelos – pelo menos a maioria de nós, nos atentamos ao que o produto está prometendo, mas raramente à sua composição. É verdade que é bem complicado entender todas aquelas palavras complicadas presentes na lista de substâncias do produto. Mas existem algumas que se repetem com muita frequência, e é muito importante avaliarmos se elas não causam nenhum mal aos cabelos.

Conhecendo as técnicas de Low Poo e No Poo um pouco mais a fundo, é possível fazer uma avaliação dos produtos e entender melhor a atuação das principais substâncias nos fios capilares. É importante ressaltar que essas técnicas focam em evitar substâncias maléficas aos fios.

Ambas as técnicas foram inventadas pela marca Deva Curl, uma das pioneiras em criar uma linha de produtos próprios para as necessidades das cacheadas.

Substâncias proibidas
Ambas as técnicas enxergam alguns vilões em comum. Porém, podemos citar o sulfato como principal substância a se banir da rotina diária de cuidados capilares. Trata-se de um agente limpante muito poderoso presente na maioria dos shampoos.

O problema ao utilizar sulfatos é que, ao fazer uma limpeza profunda, você retira também os lipídeos naturais do cabelo, ou seja, a oleosidade natural dos fios. Isso faz com que eles fiquem ressecados, sem vida e que percam diversos nutrientes.

É lógico que é necessário lavar e retirar o excesso de oleosidade dos fios, para que os cabelos não fiquem com aspecto sujo e pesado. Porém, o sulfato vai muito além, fazendo com que os fios percam sua proteção natural.

No caso de cabelos cacheados, essa reposição é muito mais complicada, já que o óleo não consegue chegar às pontas dos cabelos tão facilmente como chegam em cabelos lisos. Por esse motivo, evitar o uso de sulfato é uma técnica muito mais famosa e usada por mulheres de cabelos cacheados.

Existem outras substâncias proibidas, as quais entraremos em detalhes mais à frente.

Existem produtos próprios para essas técnicas?
Atualmente as marcas de produtos para cabelos enxergaram um enorme mercado em potencial que tem cada vez mais se apegado à essas técnicas. Portanto, novidades de produtos para seguir ambas as técnicas surgem a cada dia no mercado, de forma que fica extremamente difícil acompanhar todas as novidades.

Alguns sites e blogs fazem o possível para separar os produtos próprios para essas técnicas e ajudar suas leitoras. O Divas Cacheadas, por exemplo, fez uma página com uma lista de produtos para cabelos cacheados, todos liberados para as técnicas.

Além da Deva Curl, já citada ali em cima, muitas outras marcas têm criado produtos próprios, como a Lola Cosméticos e a Haskell.

Qual é a diferença entre o Low Poo e o No Poo?
Essa explicação poderia gerar pelo menos mais dois ou três posts completos aqui no blog. Porém, para facilitar essa explicação achamos mais didático mostrar um vídeo excelente, que explica mais sobre os proibidos e como aderir às técnicas.




Obrigado por ler mais esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário